quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Engenheiros do Hawaii - Várias Variáveis

Taí o disco que pra mim é o melhor álbum de pop/rock nacional, Várias Variáveis. Não preciso nem dizer que sou bastante fã dos Engenheiros do Hawaii, por isso tomo até um certo cuidado ao usar algumas palavras.
Várias Variáveis foi lançado em 1991, o disco verde encerra a trilogia de capas para formar a tricolor bandeira do Rio Grande do Sul (A Revolta dos Dândis - amarela e Ouça o Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém - vermelha), talvez por isso, o disco conta com a música Herdeiro da Pampa Pobre, do Gaúcho da Fronteira. Paradoxalmente, como diz o próprio Humberto Gessinger, é um disco mais paulista. VV também é o sexto álbum da banda.
O lado A abre com O Sonho é Popular, uma baladinha bem tranquila, que conta com um vocal duplo de Humberto. Mas essa baladinha tranquila é só pra "maquiar" o que está por vir, pois VV é um disco mais pesado que os seus anteriores. Depois passa pela gritante Herdeiro da Pampa Pobre, nos apresenta a clássica Piano Bar, vai por caminhos mais obscuros do ser humano com (pra mim a melhor música do disco) Ando Só, e encerra com Quartos de Hotel.
Já o lado B abre com a faixa que da nome ao disco, caminha (paradoxalmente) por Sampa no Walkman, que faz referencia a música Sampa, de Caetano, passa por Muros e Grades, que talvez seja a música mais forte do disco, e encerra com Nunca é Sempre.
Várias Variáveis é um disco emblemático, pra começar pela capa, que mostra um ouroboro em forma de engrenagem, a cobra comendo o próprio rabo, dando a ideia de que tudo vai se repetir, fora as outras engrenagens representando o símbolo da ONU, do Grêmio e do Inter, no Mickey Mause, e etc.
Ah, uma coisa que não poderia deixar passar batido é o fato de que no encarte vem escrito: "Este disco é dedicado ao homem só, seja ele quem for, esteja onde estiver".
Enfim, vou parando por aqui para que vocês tirem as suas próprias conclusões sobre esse, que pra mim, é um dos discos mais fantásticos dos Engenheiros.

Músicas do disco:
  1. O Sonho É Popular
  2. Herdeiro Da Pampa Pobre
  3. Sala Vip
  4. Piano Bar
  5. Ando Só
  6. Quartos De Hotel
  7. Várias Variáveis
  8. Sampa No Walkman
  9. Muros E Grades
  10. Museu De Cera
  11. Curtametragem
  12. Descendo A Serra
  13. Não É Sempre
  14. Nunca É Sempre

GOOD SOUNDS, GOOD VIBES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário