quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Adão Dãxalebaradã - Escolástica

Conheci o Adão nos extras do documentário Saravá, em que o diretor Pierre Barouh volta ao Brasil em 1996 a convite do também diretor Walter Salles para conhecer esse "poeta dos morros". Pierre foi levado ao Morro do Cantagalo para conhecê-lo. Nesse extras que citei, ele mostra algumas músicas cantadas por Adão e nos deixam por dentro da vida desse grande compositor desconhecido, diga-se de passagem, um puta compositor, com mais de 500 músicas.
Também existe um documentário que mostra toda a músicalidade de Adão, esse é do Walter Salles, e se chama Somos Todos Filhos Da Terra.
As músicas de Adão trazem consigo questões políticas e espirituais. No passado ele já morou na rua, já se misturou com tráfico, levou dezenas de tiros, um até o deixou numa cadeira de rodas. Sobre isso Adão diz: "Na verdade o tiro foi um mal que veio para bem, pois descobri as coisas da Umbanda e do Candomblé". Dãxalebaradã significa início, meio e fim em iorubá e também é uma das qualidades de Xangô.
Diz a lenda, que Adão incomodava bastante gente ligada ao tráfico, principalmente pela sua canção Armas e Paz: "Está enganando a quem rapaz? Se tu fabrica as armas e depois me pede a paz"
O disco mistura reggae, samba, afro-beat e rap. Gostaria muito que todos baixassem o som do Adão, e quem realmente gostasse da mensagem ou da música, repassasse para os outros também poderem conhecer esse gênio chamado Adão Dãxalebaradã!
OBS: Para fazer o download, basta apenas clicar na capa do disco!

Aqui vai o documentário do Walter Salles, Somos Todos Filhos Dessa Terra:


Músicas do disco:
01 - Armas e Paz
02 - África
03 - Computador
04 - Babi Lobi Woa
05 - Luanda
06 - Deus é Um Negrão
07 - Vida Curta
08 - Escolástica
09 - Diamante
10 - Ilalaa
11 - Xirê
12 - Vida Curta (remix)
13 - Armas e Paz (remix)

GOOD SOUNDS, GOOD VIBES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário