quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gil & Jorge / Ogum Xangô

O que dizer de um disco que tem Gilberto Gil e Jorge Ben cantando juntos? Esse é Ogum Xangô! O disco, que foi lançado em 1975, contém apenas dois violões (Gil e Jorge), um baixo e uma leve percurssão. Ao que me parece, o disco foi gravado de uma forma livre, percebe-se que o quebra-cabeça das músicas vai sendo montado ali na hora. Em outras palavras, o disco me soa como uma jam session.
Diz a lenda que o pessoal deixou os dois no estúdio, tocando chapados, e esse é o resultado: UM DOS MELHORES DISCOS DA MÚSICA BRASILEIRA!
Eu tenho até uma certa dificuldade de o descrever, pois é um disco que eu tenho um certo carinho, e por isso algumas palavras me somem um pouco da cabeça...
O disco em si é uma viagem só, ele tem uns 70 minutos de boa música, abre com Meu Glorioso São Cristovão, passa por uma versão de 12 minutos de Taj Mahal e encerra com Sarro.
Tenho uma leve impressão, de que quem escuta o disco, parece estar ao lado dos dois, aprendendo toda essa linguagem musical, ou melhor dizendo, essa cumplicidade musical.
Tudo isso, tem alguma coisa que te hipnotiza, te deixa dentro desse universo, que somente Gil e Jorge podem te mostrar!
OBS: Para baixar o disco, basta apenas clicar na imagem!

Músicas do disco:
1. Meu glorioso São Cristóvão
2. Nega
3. Jurubeba
4. Quem mandou [Pé na estrada]
5. Taj mahal
6. Morre o burro, fica o homem
7. Essa é pra tocar no rádio
8. Filhos de Gandhi
9. Sarro

GOOD SOUNDS, GOOD VIBES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário