quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Afro-sambas

Sempre gostei muito do trabalho do Vinícius, de suas composições, de seus poemas, de seus contos... depois que comecei a conhecer bastante o seu trabalho, me deparei com Os Afro-sambas.
Estava acostumado a ouvir Vinícius sempre com a parceria do Toquinho ou do Tom, e quando ouvi esse dico (parceria com o Baden Powell), me bateu um sentimento diferente... gostei muito dessa mistura de elementos afros com o samba. Além de tudo isso, ainda tem o violão do Baden que me soa como uma segunda voz.
Os Afro-sambas é um disco místico, em que Vinícius e Baden mostram ao mundo a cultura da Umbanda e do Candomblé.
Como diria Vinícius na contra capa do disco: "Essas antenas que Baden tem ligadas para a Bahia e, em última instância para a África, permitiram-lhe realizar um novo sincretismo: carioquizar dentro do espírito do samba moderno, o candomblé afro brasileiro dando-lhe ao mesmo tempo uma dimensão mais universal (...) nunca os temas negros do candomblé tinham sido tratados com tanta beleza, profundidade e riqueza rítmica (...) é esta sem dúvidas a nova música brasileira, esmagadora à mediocridade músical em que se atola o mundo. E não digo na vaidade de ser letrista dos mesmos; digo-o em consideração a sua extraordinária qualidade artística, à misteriosa trama que os envolve: um tal encantamento em alguns que não há como sucumbir à sua sedução, partir em direção ao seu patético apelo."

Músicas do disco:
01 - Canto de Ossanha
02 - Canto de Xangô
03 - Bocoché
04 - Canto de Iemanjá
05 - Tempo de amor
06 - Canto do caboclo
07 - Tristeza e solidão
08 - Lamento de Exu

PS: Pra baixar o disco, é só clicar na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário